Strava


Durante mais de dois anos usámos as aplicações Endomondo ou Sports Tracker, com o objetivo de registar e gravar as nossas voltas de BTT. Estas aplicações permitiram-nos guardar e partilhar os trilhos por onde andamos e têm, além disso, algumas outras funcionalidades como partilha de fotos ou criação de competições.
Recentemente descobrimos o Strava, uma aplicação que também permite registar em tempo real os percursos que fazemos, mas que depois os compara com os de outros membros desta comunidade. Existem troços ou segmentos de percursos que servem de comparação e se na tua volta passares por lá, então o teu tempo conta para o ranking desse segmento e tens uma clasificação geral atribuída.
O objetivo é seres o KOM (king Of the Mountain) de cada segmento e para isso tens de estar permanentemente a defender a tua posição.

Existe ainda algum espaço para melhorias no Strava, como por exemplo separar as bicicletas de estrada das de BTT ou não permitir algumas aberrações causadas pelos GPS que fazem com uns consigam subir montanhas as 100km/h, mas se continuarem a melhorar acho que têm futuro.


Existe já um conjunto de outros sites que utilizam a informação registada no Strava para criar estatísticas, rankings e diferentes formas de análise à performance de cada participante ou por troço.

A melhor aplicação para conseguires ver o resumo de todas as tuas prestações é a Veloviewer, mas tens de fazer manualmente os updates com a nova informação pois não está permantemente ligado ao Strava. no entanto só é preciso fazer o update de nova informação pois guardar os dados anteriormente lido.


A Race Shape é excelente para se comparar a prestação dos vários BTTistas e ciclistas num unico troço e ver onde cada um ganhou ou perdeu mais tempo.




Sem comentários:

Enviar um comentário